
O que é o
Movimento
Valença 2030?
VALENÇA 2030: empreendedora, colaborativa e integrada é um movimento de cunho social, que reúne lideranças dos principais setores produtivos, e cujo propósito maior é envolver pessoas para o desenvolvimento da cidade.
O movimento foi iniciado em julho de 2020, ainda durante a pandemia da Covid-19, liderado pela Associação Comercial e Industrial de Valença (ACIVA) e Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA).
Ambas as instituições, uniram forças para promover um processo estratégico de remodelagem da dinâmica econômica da cidade, repensando modelos e processos na busca por um novo desenho para o desenvolvimento do município, considerando as potencialidades já instaladas e as oportunidades futuras a serem exploradas.
Para atuar com foco e realismo, foram identificados quatro setores-chave para o desenvolvimento de Valença: comércio e serviços, indústria, turismo e agronegócio. Para cada um destes eixos foram convidadas lideranças com reconhecida atuação no tema, e construída uma Agenda de Impacto com objetivos, metas e ações, que estão alinhadas aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhoria do planeta nas dimensões econômica, social e ambiental, e sob a perspectiva de 5P’s: planeta, pessoas, prosperidade, paz e parcerias.
Assim se deu a composição do grupo Valença 2030, cuja visão de futuro, aponta para uma cidade empreendedora, colaborativa e integrada, baseada nos seguintes valores:
-
Determinação e Resiliência: para realizar o impossível e ir adiante;
-
Inovação e Empreendedorismo: para estabelecer um pensamento criativo e uma busca permanente, focada na transformação e na geração de novas oportunidades;
-
Comprometimento e Colaboração: para gerar engajamento e criar uma rede colaborativa;
-
Orgulho e Autoestima: para inspirar, motivar e despertar o sentimento de pertencimento nas pessoas.;
-
Ética e transparência: para lutar por interesses coletivos.