Fomenta 2025 abre com análise estratégica de Gustavo Loyola
Palestra trouxe reflexões sobre os impactos da economia global no desenvolvimento regional
24/07/25, 01:30

Quando a economia avança, todos os setores da sociedade são impulsionados em conjunto. Com esse propósito, a Fomenta – Feira de Negócios, em sua quarta edição, reafirmou seu papel como propulsora do desenvolvimento regional, promovendo diálogos sobre os cenários econômicos e suas implicações diretas na competitividade e na inovação dos negócios locais. O destaque foi a palestra de abertura da Feira, que aconteceu no dia 23 de julho (quarta-feira), no Teatro UniFAA: foi conduzida por Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central do Brasil e um dos nomes mais influentes da economia nacional.
Com o tema “Cenários Econômicos e Políticos do Brasil e do Mundo”, o economista ofereceu uma análise aprofundada sobre os rumos da economia global e os impactos no ambiente de negócios brasileiro, especialmente para o setor produtivo e o comércio local.
A vinda à Fomenta de uma figura com a trajetória de Loyola, reconhecido por sua atuação decisiva na reestruturação do sistema bancário nos anos 1990 e, hoje, à frente da Tendências Consultoria, valorizou ainda mais a programação da feira e ampliou sua credibilidade como espaço de conexão entre o desenvolvimento local e grandes debates. Após a palestra, o economista fez uma visita à feira, dialogando com expositores e conhecendo de perto as iniciativas empreendedoras que impulsionam Valença e a região.
Encontro entre lideranças em prol de soluções
A abertura da Fomenta 2025 representou a ocasião ideal para o encontro de lideranças regionais, empresários e representantes do poder público, reunidos com o objetivo de debater o cenário econômico de Valença e traçar propostas para o fortalecimento da economia local e regional.
O momento se estabelece como uma oportunidade de articulação, intercâmbio de ideias e formulação de soluções concretas, em sintonia com as diretrizes do Movimento Valença 2030 e da Associação Comercial e Industrial de Valença (ACIVA). A feira reafirmou sua vocação no desenvolvimento local, impulsionando iniciativas com potencial transformador e foco na ampliação da competitividade, inovação e dinamismo econômico da região.
Educação e economia unidas para o futuro
Em 2025, a Fomenta traz como tema central o lema “União por uma educação pública de excelência”, reforçando o valor de que o desenvolvimento econômico está diretamente ligado à qualidade da educação básica. Durante os quatro dias de evento, a programação evidenciou como a formação de cidadãos críticos, capacitados e preparados para o futuro é capaz de impactar positivamente setores como indústria, construção civil, agronegócio, turismo, comércio e serviços.
Para Solange Carvalho, vice-presidente da ACIVA, a integração entre educação e economia é essencial: “A transformação que desejamos para Valença só será possível com uma base educacional forte e conectada às demandas reais do mercado e da sociedade. Apostamos na formação das novas gerações como a chave para impulsionar nossa economia com consciência e inovação.”, reforçou a importância da Fomenta como um movimento comprometido com o desenvolvimento humano e econômico de Valença e da região.
Notícia 2 - Fomenta 2025 abre com análise estratégica de Gustavo Loyola
Palestra trouxe reflexões sobre os impactos da economia global no desenvolvimento regional