Fomenta Pitch Day
Quinta-feira, dia 06, às 20horas
Apresente seus negócios e fomente seus resultados!
Fomenta Pitch Day é um dos principais eventos da Fomenta - Feira de Negócios, em formato de Pitch, que consiste em uma apresentação rápida de um produto ou serviço, com a intenção de “vender” a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros.
O termo que se popularizou no universo dos empreendedores faz com que o apresentador diga, em dois minutos, ao vivo ou em formato de vídeo (que deve ser enviado até o dia 01 de outubro) o que é sua empresa, em qual mercado atua, qual solução oferece e o que está buscando no momento.
O pitch não é uma reunião de negócios, a formalização de uma parceria ou o fechamento de uma venda. É a largada para um futuro investimento ou negociações em escala, criando excelentes oportunidades para o mercado local!
Após as apresentações os participantes podem trocar cartões e contatos.
Pós eventos todos os participantes receberão um catálogo com os dados de todos os participantes!
Evento preferencial para Associados da ACIVA - Associação Comercial e Industrial de Valença.
Esta é uma excelente oportunidade para divulgar a sua empresa e negociar diretamente com seus futuros parceiros!
Dicas para montar seu Pitch de Sucesso:
1. Defina seu objetivo
Por que você quer criar um pitch?
Para ser mais conhecido?
Validar a sua ideia de negócio?
Buscar aportes para a empresa?
E quanto você precisaria para isso?
A resposta para essa questão orienta o que você deve falar.
O pitch precisa ser extremamente focado, já que o tempo é curto.
Além disso, os espectadores devem entender claramente o que você está buscando, para que eles tomem a atitude que você deseja.
Então, definir o objetivo é criar um foco para que a apresentação não se perca.
2. Estude seu público
Ao pesquisar sobre a elaboração de um pitch de sucesso, você vai encontrar diversas fórmulas.
Elas falam “comece falando isso” e “termine falando aquilo”.
É claro que você pode se basear nelas.
Mas a verdade é que não adianta criar uma apresentação engessada e decorada para todas as situações.
Talvez você converse diretamente com o CEO de uma empresa.
Mas também pode participar de uma competição de startups com vários ouvintes.
Em cada situação, o público é diferente.
São diferentes necessidades, perfis e formas que as pessoas podem ajudar você.
E, por isso, o seu pitch também deve ser diferente.
Portanto, estude a sua audiência em cada pitch.
Entenda qual é o conhecimento prévio de quem vai ouvir.
Saiba o histórico das pessoas, em quais empresas já trabalharam, em quais projetos já investiram.
Descubra de que forma o seu negócio pode gerar valor para elas.
Assim, você consegue definir a melhor abordagem para cada situação.
3. Seja objetivo
Lembre-se: o pitch é curto.
Não há tempo para enrolações ou aprofundamentos desnecessários, sob o risco de não conseguir transmitir tudo o que realmente importa. Então, seja objetivo no seu discurso.
Entenda que não será possível incluir no pitch todas as informações sobre o seu negócio.
Foque no que o seu público precisa saber para que você atinja o seu objetivo.
Em vez de despejar 10 dados, por exemplo, escolha apenas um que seja realmente impactante.
4. Explique claramente suas soluções e propostas
Existe uma frase inspiradora de Albert Einstein para esse tópico:
“Se você não consegue explicar de maneira simples, então, você não entendeu o suficiente”.
E se você mesmo não entendeu suficientemente a sua ideia de negócio, dificilmente alguém vai investir nela.
Por isso, é preciso mostrar claramente qual oportunidade de negócio você identificou, qual problema a sua startup resolve e quais benefícios traz para o mercado.
Sabe uma forma de mostrar isso de maneira clara a envolvente?
Contando uma história.
Um bom storytelling é capaz de engajar até a plateia mais cética.
Você pode contar uma história hipotética, por exemplo, de como seria o futuro com a sua solução ou de como um cliente superou algum problema com o seu produto.
Neste vídeo (https://youtu.be/paRq17P0tYk), você pode ver algumas dicas da Pixar – responsável por histórias como Toy Story e Procurando Nemo – sobre como aplicar o storytelling em um pitch.
5. Defina seu modelo de negócios
“Um modelo de negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”.
Essa é a definição de modelo de negócios segundo o livro Business Model Generation, que se tornou uma referências para empreendedores e startups.
De acordo com a metodologia do livro, você precisa definir nove componentes básicos:
-
Segmentos de clientes
-
Proposta de valor
-
Canais
-
Relacionamento com clientes
-
Fontes de receita
-
Recursos principais
-
Atividades-chave
-
Parcerias principais
-
Estrutura de custo.
A partir deles, você tem uma visão clara sobre a lógica do seu negócio e consegue transmiti-la em um pitch.
Afinal, a sua audiência precisa saber como o seu negócio vai se sustentar.
6. Demonstre quem são seus competidores
Toda empresa tem concorrentes.
Por mais que a sua ideia seja inovadora, existe algum negócio competindo pelo mesmo mercado que você, mesmo que seja indiretamente.
Então, não caia na tentação de falar que você não tem concorrência apenas para valorizar o seu negócio.
O efeito será contrário: vai transmitir amadorismo ou falta de conhecimento sobre o mercado.
Em vez disso, apresente os seus competidores.
Mostre quais são os seus diferenciais em relação a eles e por que as soluções deles não estão atendendo a alguma demanda do mercado.
7. Apresente uma projeção financeira realista
Em geral, os investidores procuram negócios com potencial de rápido crescimento e alta escalabilidade, com o menor custo possível.
Por isso, o pitch deve deixar claro qual é a projeção financeira da sua empresa.
Quanto tempo e capital serão necessários para atingir o ponto de equilíbrio?
Quais são os custos envolvidos no negócio?
Qual é o faturamento previsto em cinco anos?
Certamente o seu público estará interessado nessas questões e poderá questioná-lo para entender melhor.
Então, faça projeções financeiras realistas para que você possa defendê-las.
8. Prepare-se para todo tipo de perguntas
O público está lá para entender o seu negócio e perceber se você está preparado para liderá-lo.
Por isso, ao final do pitch, você pode ser bombardeado com perguntas de todo tipo.
Elas podem questionar detalhes da projeção financeira, dados do mercado, o seu histórico como empreendedor ou outros diversos temas.
Então, por mais que a apresentação do pitch seja curta e concisa, você precisa dominar todos os detalhes do seu negócio.
Informações que não aparecerem na apresentação podem ser solicitadas na hora das perguntas.
Aí, você deve ter as respostas na ponta da língua.
Dicas retiradas do site: https://www.sbcoaching.com.br/pitch/